A Polícia Civil da Paraíba participou, nos dias 9 e 10 de novembro, do Simpósio Internacional de Entrevista Investigativa, promovido pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa em Cognição e Justiça (COGJUS), realizado na Academia de Polícia Civil de São Paulo (ACADEPOL-SP).
O evento contou com a presença de profissionais e instituições nacionais e internacionais, incluindo representantes da Universidade de Oslo (Noruega), do Centro de Direitos Humanos e de países como Chile e Caribe. O simpósio teve como destaque o curso sobre entrevista investigativa com base no modelo ORBIT (The Science of Rapport Based Interview), que enfatiza a criação e o fortalecimento do rapport — elo de confiança e harmonia entre entrevistador e entrevistado.
O treinamento foi ministrado por Richard Kempshall, detetive da Divisão de Homicídios da New Scotland Yard, em Londres (Inglaterra), reconhecido por sua experiência em técnicas modernas de entrevista investigativa voltadas à resolução de crimes complexos.
A Polícia Civil da Paraíba foi representada pela escrivã de polícia civil Virgínia Malta de Farias, que é mestranda na área de entrevista e interrogatório, além de professora da disciplina na Paraíba e no Rio Grande do Norte.
Virgínia comentou sobre a experiência de participar do Simpósio. “Essa partilha de conhecimentos é fundamental para o desenvolvimento de nossa prática profissional, pois, além de absorvermos doutrinas internacionais, também trocamos experiências com outros estados, o que contribui diretamente para o aprimoramento do serviço prestado à sociedade”, comentou.
A participação da Polícia Civil da Paraíba no simpósio reafirma o compromisso da instituição com a capacitação contínua, o intercâmbio de boas práticas internacionais e o aprimoramento técnico dos seus profissionais, em consonância com as mais modernas metodologias investigativas do mundo.
Polícia Civil da Paraíba
Delegacia-Geral
Assessoria de Comunicação






