Outubro Rosa: Hospital Edson Ramalho inicia campanha com programação voltada às mulheres

swami marques estreia e the lascar no teatro paulo pontes dia 23 de outubro 2O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), unidade do Governo da Paraíba gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), deu início à programação do Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A abertura contou com uma palestra educativa, distribuição de materiais informativos e um café da manhã especial para pacientes e acompanhantes.

A coordenadora de Especialidades Ambulatoriais do HSGER, Bruna Campos, explicou que durante todo o mês de outubro o hospital promove uma série de ações voltadas tanto para o público externo quanto para as colaboradoras da unidade. Entre as atividades programadas, estão rodas de conversa, atendimentos ampliados nas especialidades de ginecologia e mastologia, além de vídeos educativos e ações internas de autocuidado. 

Abrimos o mês com uma palestra e entrega de brindes. Durante todo o mês de outubro, haverá atendimento exclusivo para as colaboradoras do hospital com agendamento de consultas, exames de imagem como ultrassons e mamografias, além dos laboratoriais. Também vamos realizar rodas de conversa com as usuárias e formações nos setores sobre prevenção e autocuidado”, detalhou Bruna.

swami marques estreia e the lascar no teatro paulo pontes dia 23 de outubro 1No dia 22, será promovido um Dia de Autocuidado com atividades laborais, relaxantes e educativas para os profissionais da unidade. Além das ações educativas, o hospital reforça a oferta de exames essenciais para a saúde da mulher. Segundo Bruna, os exames são realizados diretamente no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) e no laboratório próprio do hospital. “Para os exames não disponíveis internamente, o hospital encaminha para a rede estadual, garantindo que todas as necessidades sejam atendidas”, completou.

Pacientes que participaram da abertura da campanha destacaram a relevância da iniciativa. Edilani Oliveira, moradora de Mataraca, estava na unidade para exames laboratoriais e acompanhou parte da programação.

Achei muito legal. É importante mobilizar as pessoas. Tem gente que já entende, mas muita gente ainda não sabe da importância. A palestra ajuda, a comunicação ajuda. Eu gostei demais”, comentou Edilani.

Já Solange Pereira, de João Pessoa, também esteve no hospital e compartilhou sua experiência. Ao realizar exames pré-operatórios para uma cirurgia ginecológica, ela refletiu sobre a importância do autocuidado.

Eu cuidei da minha mãe, do meu pai, da minha sogra, e esqueci de mim. Quando fui fazer uma transvaginal, já estava com um cisto enorme e dois miomas. Agora, terei que fazer uma histerectomia. Se eu tivesse ido antes, talvez não chegasse a esse ponto. Essa campanha é muito importante, importantíssima.”, pontuou Solange.

A médica ginecologista do HSGER, Iselena Claudino, reforçou que o Outubro Rosa é um momento de intensificar o alerta, mas que o cuidado com a saúde da mulher deve ser contínuo.

O Outubro Rosa é voltado para a conscientização sobre o câncer de mama, mas também reforçamos o rastreamento do câncer de colo do útero. Recentemente, houve atualização do Ministério da Saúde, que ampliou o acesso à mamografia no SUS. Agora, mulheres a partir dos 40 anos já podem realizar mamografia, mesmo sem sinais de câncer, sempre considerando a individualidade de cada caso. E o que sempre orientamos às pacientes é que a prevenção é o melhor caminho”, ressaltou a ginecologista. 

Para o diretor hospitalar, Cícero Ludgero, o Hospital Edson Ramalho entende que o Outubro Rosa vai além da simbologia, é uma oportunidade para reforçar estratégias de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. 

Estamos investindo em ações educativas, ampliação de atendimentos e promoção do autocuidado, com foco em nossas pacientes e também nas colaboradoras. É um compromisso da gestão atuar de forma integrada, com responsabilidade e sensibilidade diante de temas tão relevantes para a saúde pública”, enfatizou o diretor.

Veja também: