PRF prende motorista por adulterar documento veicular em Campina Grande

prf prende motorista por adulterar documento veicular em campina grandeCampina Grande/PB – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um motorista nesta segunda-feira (15) por falsificação de documento público na BR-230, em Campina Grande. A irregularidade foi descoberta durante uma fiscalização de rotina em um veículo que apresentava alterações na suspensão.

Por volta das 9h, a equipe da PRF abordou uma Peugeot Boxer branca (Van), com a suspensão visivelmente modificada. O condutor do veículo um homem de 27 anos, que se identificou como o proprietário, informou aos policiais que as alterações estavam regularizadas e apresentou um Certificado de Segurança Veicular (CSV).

Ao analisar o documento, a equipe da PRF notou uma alteração fora do padrão documental. Uma verificação no sistema de dados revelou que o CSV original não continha a informação de que as lâmpadas de halogêneo haviam sido trocadas por lâmpadas de LED, como constava no documento apresentado. A fraude se confirmou, inclusive, por um erro de digitação no documento falsificado.

Diante das evidências, o motorista admitiu que havia adulterado o CSV com a ajuda de uma terceira pessoa, após ter sido notificado por usar lâmpadas de LED em uma abordagem anterior na Bahia. O CSV, por ser um documento emitido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), é considerado um documento público, e sua adulteração configura crime. O indivíduo foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.

Veja também: