Instituição internacional promove ação humanitária e leva dignidade a reeducandas da Júlia Maranhão, em João Pessoa

instituicao internacional promove acao humanitaria e leva dignidade a reeducandas da julia maranhao em joao pessoa 1A tarde de quinta-feira (29) foi marcada pela solidariedade no sistema prisional da capital paraibana. A INTERCAP (International Chaplaincy School), instituição sediada no sul da Flórida (EUA), realizou uma visita técnica e humanitária à Penitenciária de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, em João Pessoa-PB, levando assistência material e espiritual às mulheres privadas de liberdade.

O vice-presidente da instituição, o Pastor Kepler Arruda, coordenou a entrega de 220 kits de higiene contendo sabonete, absorvente íntimo, escova de dente e creme dental. Itens essenciais para a saúde e dignidade básica das reeducandas.

A diretora da unidade prisional, Tatiana Pimentel, destacou a importância dessa parceria para o bem-estar das apenadas.

“Ações como esta, da INTERCAP, são fundamentais para garantir a dignidade básica e fortalecer o processo de ressocialização. O apoio material unido ao acolhimento espiritual faz toda a diferença no ambiente prisional”, afirmou Tatiana.

Compaixão além dos limites

A iniciativa faz parte do cronograma de atividades práticas da INTERCAP, que tem como missão oficial formar capelães capazes de atuar em áreas de alta vulnerabilidade. Segundo a instituição, o foco é preparar líderes para servir em contextos onde a presença espiritual é urgente, como hospitais, zonas de desastre e prisões.

“Nosso papel é alcançar pessoas em áreas que exigem compaixão além dos limites”, pontuou o Pastor Kepler Arruda.

“Nossa participação nesta ação reforça a compreensão de que a capelania não se limita a uma dimensão religiosa, mas exerce um papel essencial na assistência material, na escuta, acolhimento, orientação e apoio emocional e espiritual, sempre em consonância com a legislação vigente, o respeito à pluralidade religiosa e a autoridade das instituições públicas”, declarou Thiago Robson, presidente do Conselho da Comunidade de João Pessoa.

Formação e Reconhecimento

A INTERCAP é reconhecida internacionalmente pela qualidade de seus seminários e cursos de capelania. Ao unir o suporte emocional ao auxílio material, como ocorreu em João Pessoa, a escola reforça o papel do capelão como um agente de transformação social e humanização dentro das instituições públicas.

A presença da INTERCAP na Paraíba sinaliza o fortalecimento das redes de apoio espiritual que buscam, através do voluntariado, auxiliar no processo de ressocialização de detentos no Brasil.

___
Texto: Josy Gomes Murta
Fotos: Thiago Robson

Veja também: