Governo da Paraíba distribui 520 toneladas de sementes com agricultores de todo Estado

governo da paraiba distribui 520 toneladas de sementes com agricultores de todo estado 1O plantio de várias culturas agrícolas na Paraíba está assegurado com a execução do Programa Estadual de Aquisição e Distribuição de Sementes Certificadas do Governo do Estado, iniciativa do Governo da Paraíba, por meio Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB). São mais de 520 toneladas de sementes de feijão vigna (macaçá), feijão phaseolus (carioquinha), milho e sorgo (para produção de forragem para os rebanhos que começaram a ser distribuídas neste mês de janeiro.

A ação do Governo da Paraíba representa um investimento em torno de R$ 12 milhões e vai beneficiar mais de 50 mil produtores rurais paraibanos. As sementes distribuídas pela Sedap-PB são de feijão vigna (macaçá), feijão phaseolus (carioquinha), milho e sorgo (para produção de forragem para os rebanhos). Elas são produzidas com alta precocidade, produtividade e resistência à seca e certificadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A distribuição nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral paraibanos começou esta semana e é realizada pelo polo localizado no município de Esperança. No Sertão, Cariri e Curimataú o repasse começou no início de janeiro por meio da unidade em São Mamede. Cada pólo de distribuição fica responsável pelo repasse a cerca de 110 municípios.

O calendário de distribuição das sementes visa aproveitar o período chuvoso e de plantio dessas áreas. As sementes são entregues pela Sedap-PB às secretarias de agricultura das prefeituras municipais que são encarregadas de fazer o repasse, em parceria com a Empresa de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), aos produtores rurais por intermédio das associações e sindicatos rurais.

O secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo Vieira, destacou a importância do Programa Estadual de Aquisição e Distribuição de Sementes Certificadas para os agricultores. “As sementes estão chegando no tempo certo para que o agricultor consiga plantar nas primeiras chuvas. As sementes têm alta qualidade e o programa contribui para fixar as famílias no campo com dignidade, produzindo”, ressaltou. Ele destacou, ainda, que por meio do programa o Governo da Paraíba promove a ampliação da renda e da segurança alimentar e nutricional das famílias de agricultores de toda a Paraíba.

Entrega – O total de 2,6 toneladas de sementes de feijão, milho e sorgo foi entregue na manhã desta quinta-feira (29), ao município de Arara. A Secretaria de Agricultura do município ficará responsável, em parceria com a Empresa de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), a distribuir as sementes para 200 agricultores.

O secretário adjunto de Agricultura de Arara, José Ivanildo, coordenou o recebimento das sementes. “Esse programa é muito importante e as sementes estão chegando no momento exato para que os agricultores as tenham em mãos para plantar no início do período das chuvas”, frisou. Ele aproveitou para parabenizar à Sedap-PB e ao Governo do Estado pelo programa: “Eu queria aproveitar para parabenizar o Governo do Estado e a secretaria. A distribuição de sementes gera renda e alimento para centenas de famílias”.

De acordo com o gerente executivo de Abastecimento e Pesca da Sedap-PB, Benélio Francisco de Araújo, o Programa Estadual de Aquisição e Distribuição de Sementes Certificadas busca atender as necessidades dos agricultores familiares suprindo com relação às sementes certificadas para o plantio. Ele acrescentou que a distribuição de sementes apoia a produção e a conservação de folhagem e o aumento da produção e da produtividade das lavouras. E complementou que “a distribuição também de sementes de sorgo objetiva incentivar a produção de selagem como suporte forrageiro para os rebanhos”.

O programa também alcança, com o resultado da produção de alimentos, o eixo de ações governamentais através do Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

Sementes em Números

Milho
Total de sementes: 239 toneladas

Feijão vigna (macaçá)
Total de sementes: 208 toneladas

Feijão phaseolus
Total de sementes: 50 toneladas

Sorgo
Sementes: 30 toneladas

Veja também: