Governo da Paraíba realiza audiência pública para criação do Monumento Natural Itacoatiaras do Ingá

governo da paraiba realiza audiencia publica para criacao do monumento natural itacoatiaras do ingaO Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), realiza nesta quarta-feira (3), às 10h, audiência pública para a criação do Monumento Natural Itacoatiaras do Ingá. O evento ocorre no ginásio poliesportivo da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Luís Gonzaga Burity, no município de Ingá.

A iniciativa faz parte do processo para criação do Monumento Natural Itacoatiaras do Ingá, que visa proteger um dos sítios arqueológicos mais importantes da Paraíba. Durante o mês de agosto, foi divulgado o estudo técnico sobre a criação da Unidade de Conservação, que apresentou um diagnóstico detalhado da área.

A criação da unidade de conservação representa um marco para a preservação do patrimônio arqueológico da região. Essa conquista ainda abre possibilidades para pesquisas científicas mais aprofundadas e para o desenvolvimento de atividades de educação patrimonial e turismo sustentável na região.

Para ampliar a participação social no processo, está disponível um questionário de percepção ambiental, no qual a população pode contribuir com a criação da unidade de conservação. O estudo técnico e o questionário podem ser acessados através do site oficial: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-do-meio-ambiente-e-sustentabilidade. O prazo para participação se encerra na quarta-feira (3), data da audiência pública.

A secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, destaca que a iniciativa vai além da proteção arqueológica. “A criação do Monumento Natural Itacoatiara do Ingá representa muito mais do que a simples proteção de um sítio arqueológico. Estamos falando da preservação de um patrimônio que ultrapassa gerações e conecta o presente ao passado mais remoto da humanidade em nosso território”, afirmou.

Do ponto de vista ambiental, segundo a secretária, a unidade de conservação protegerá não apenas as formações rochosas com suas inscrições milenares, mas todo o ecossistema da Caatinga.

Audiência Pública:

Local: Ginásio Poliesportivo / Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Luís Gonzaga Burity – Ingá

Horário: 10h

Veja também: