Em entrevista ao programa Revista Estadual, o Secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Joaquim Hugo, falou sobre o impacto e o legado das feiras e exposições agropecuárias na Paraíba. Ele ressaltou que esses eventos vão muito além da simples exposição e comercialização de produtos.
“Isso é muito relevante, pois esses eventos semanais não são apenas para exposição ou para receber pessoas. O que fica, na verdade, é um ambiente de negócios que dá visibilidade ao setor agropecuário”, afirmou o secretário. De acordo com Joaquim Hugo, o setor tem ganhado tanto destaque porque, em todo fim de semana, acontecem eventos que apresentam a produção de animais, incentivando os produtores.
Joaquim Hugo destacou a iniciativa de levar para o Sertão produtos de leite de cabra e seus derivados, como forma de incentivar a produção de caprinos e ovinos na região: “O Sertão é produtor de leite de gado, mas a criação de caprinos e ovinos é uma opção para o pequeno produtor, e a gente tem procurado isso”, explicou.
Além da comercialização: cursos, mulheres no Agro e novas tecnologias
O secretário ressaltou que, além da comercialização e da visitação, as feiras são espaços de aprendizado: “O empreendedor está sempre presente nesses eventos. Ficam as palestras, os cursos, e todos os eventos contam com a presença das mulheres do agro”. Ele enfatizou a relevância da participação feminina no agronegócio.
Hugo também mencionou a expansão da cultura da palma forrageira, que tem se espalhado pelo Cariri e chegando ao Sertão e Curimataú: “Visto que este ano temos sofrido no Sertão e no Curimataú com a falta ou irregularidade das chuvas, que não permitiu a formação de pasto e o acúmulo de água, o Cariri sofre menos por ter a palma.”
Paraíba na vanguarda e o futuro regional
Joaquim Hugo percebeu que outros estados vizinhos, como Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará, também estão investindo em exposições, o que, para ele, demonstra que a Paraíba está mais uma vez na vanguarda da gestão pública.
“Percebemos um calendário muito atrativo no Rio Grande do Norte, assim como em Pernambuco e no Ceará. Em breve, estaremos juntando esses três estados para fazer eventos regionais nesse segmento do agro”, concluiu o secretário, ao vislumbrar o futuro promissor do agronegócio na região.
A entrevista completa foi transmitida pelo programa Revista Estadual, da Rádio Tabajara, em uma rede com 15 emissoras em toda a Paraíba, com apresentação de Luiz Henrique e Humberto Alexandre.