A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Academia de Ensino da Polícia Civil (ACADEPO), realizou a 17ª edição do Curso de Metodologias e Técnicas de Ensino (MTE), ao longo desta semana. A capacitação foi promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da SENASP/DEP, em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (SESDS), com apoio integral da Delegacia-Geral da Polícia Civil.
Participaram do curso 30 profissionais, entre integrantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal e Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa, fortalecendo a integração entre as forças que compõem o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).
Formação docente – Com carga horária de 40 horas-aula, a programação contemplou disciplinas voltadas ao aprimoramento pedagógico, como Teorias da Aprendizagem, Técnicas de Ensino, Planejamento Educacional, Avaliação da Aprendizagem e Oficina de Prática Docente. As aulas foram conduzidas por especialistas da SENASP, com ampla experiência na capacitação de instrutores e educadores da segurança pública.
O curso tem como objetivo central desenvolver competências pedagógicas que permitam aos profissionais do SUSP planejar, executar e avaliar ações educacionais de forma eficiente, utilizando metodologias inovadoras aplicáveis ao contexto da segurança pública. A iniciativa representa um avanço na valorização profissional e no fortalecimento das práticas de ensino dentro das instituições policiais.
Para o Diretor de Ensino da Acadepol e Coordenador do Curso, delegado Pedro Ivo Soares Bezerra, a capacitação reforça a importância da cooperação federativa. “A relevância dessa iniciativa reside na parceria entre o Ministério da Justiça e os Estados, que permite levar conhecimento especializado aos profissionais da segurança pública, aprimorando as práticas de ensino nas instituições policiais e fortalecendo a cultura de valorização e capacitação permanente”, destacou.
A ação reafirma o papel estratégico da SENASP e da ACADEPOL/PB na formação de multiplicadores de conhecimento, assegurando que a melhoria da qualidade do ensino nas academias de segurança se traduza em práticas policiais mais modernas, eficazes e alinhadas aos princípios democráticos e de respeito aos direitos humanos.
Polícia Civil da Paraíba
Delegacia-Geral
Assessoria de Comunicação
*29.08.2025
Investigar e Proteger