Cícero pede apoio do governo Lula para deixar Israel após agravamento de conflito do país com com o Irã

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), fez apelo ao governo do presidente Lula (PT) para que organize uma missão de resgate dos brasileiros que estão com ele em Israel. O país do Oriente Médio tem sido alvo de ataques de drones iranianos após ter bombardeado usinas nucleares do país vizinho. O gestor pessoense está hospedado nos arredores de Telavive, para onde viajou nesta semana para participar da Expo Muni Israel 2025, uma feira de inovação e tecnologia urbana que reunirá soluções tecnológicas que poderão ser incorporadas à gestão municipal. O espaço aéreo do país está fechado.

Em entrevista à rádio CBN, Cícero Lucena disse que foi levado para um bunker de uma universidade em duas oportunidades desde o início dos bombardeios na manhã desta sexta-feira (noite da quinta, no Brasil). Ele falou que tem dialogado com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos). Este último, inclusive, disse ter acionado o chanceler brasileiro Mauro Vieira para pedir o envio de uma avião para o resgate da comitiva brasileira. De acordo com Lucena, pelo menos 37 pessoas integram a comitiva, incluindo prefeitos, secretários de segurança e a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP).

A hostilidade entre os dois países começou depois que Israel lançou um ataque contra vários alvos nucleares do Irã. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que o programa nuclear iraniano é uma ameaça para Israel. Ele disse ainda que o Irã está muito próximo de conseguir uma arma nuclear. Segundo o presidente israelense, não o país não vai deixar que isso aconteça.

Após lançar os ataques, Israel declarou emergência e fechou seu espaço aéreo. A mídia estatal iraniana acusou o país vizinho de lançar ataques contra áreas residenciais. Várias cidades do país foram atacadas. Há registro de mortes de altas autoridades militares do Irã. O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, prometeu uma resposta ao ataque. Momentos depois, Israel disse que drones iranianos foram lançados contra o país.

Cícero Lucena está em Israel para participar da Expo Muni Israel 2025, uma feira de inovação e tecnologia urbana que reunirá soluções tecnológicas que poderão ser incorporadas à gestão municipal.

Veja também: